sexta-feira, 28 de maio de 2010

muito obrigado

sim muito obrigado a todos leitores que tem visitado o meu blogue e hoje completei 1000(mil) leitores valeu a minha paciência foi difícil para ter leitores mas a  luta continua a frente é o caminho.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Não é verdade que o caso“madgermans” já está encerrado

– confirma o director nacional do Serviço de Migratório, e diz que mais de 1 700 trabalhadores ainda não foram pagos

Há funcionários do MITRAB detidos em conexão com fraudes no pagamento dos dinheiros
Maputo (Canalmoz) – Na semana passada, a ministra do trabalho, Maria Helena Tipo, declarou, em entrevista ao Canalmoz e ao Canal de Moçambique - Semanário, que “o dossier dos ‘madgermanes’ já está encerrado”. Afinal, esta afirmação não corresponde à verdade, de acordo com uma outra fonte oficial. Esta segunda-feira, o director nacional do Serviço Migratório, Paulino Muthombene, veio dizer que ainda há mais de 1 700 regressados da ex-RDA que ainda não receberam os valores que lhes foram descontos quando se encontravam emigrados.
Estava previsto que fosse a ministra Helena Taipo a dar o referido esclarecimento, mas quando, chegou a hora, foi o director do Serviço Migratório quem apareceu para falar.
Paulino Muthombene disse que a maior parte dos mais de 1700 que ainda não foram pagos são aqueles que, durante o primeiro processo de pagamento, não apresentaram documentos e que só agora o fizeram.
Disse igualmente que há trabalhadores a quem foram pagos valores que não correspondiam às cláusulas de pagamento, e que os seus casos estão a ser resolvidos. Muthombene disse que, até agora, foram pagos 1 600 “madgermanes” e os seus processos estão encerrados.
As informações dadas por Paulino Muthombene diferem das da ministra, no que diz respeito ao desfecho do caso “madgermanes”. leia mais

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governo não vai ceder à pressão dos “madgermans” – reafirma ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo

“Eles disseram que me querem raptar? Não há problemas! Mas a verdade é que tudo está resolvido, e o Governo já fez a sua parte” – Helena Taipo, ministra do Trabalho

Maputo (Canalmoz) – O Governo moçambicano, através da ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, reiterou a sua posição em relação ao caso dos trabalhadores moçambicanos regressados da extinta RDA. Helena Taipo disse ao Canalmoz que o Governo não vai ceder a qualquer tipo de pressão ou manifestação feita pelos “madgermans”, porque “já não há mais nada entre os ‘madgermans’ e o Governo”.
Segundo a ministra do Trabalho, o Governo já fez tudo o que tinha de fazer pelos “madgermans” e não se vai responsabilizar pela desorganização por eles criada.
Tais declarações opõem-se completamente às dos “madgermans”, que categoricamente afirmam que o Governo da Frelimo lhes roubou o dinheiro e que o mesmo foi investido em muitas empresas que começaram a surgir à custa do suor daqueles.
Os “madgermans” dizem que não vão ficar de braços cruzados enquanto não lhes for pago o que lhes pertence por direito. Até já ameaçam quebrar o novo edifício do Ministério do Trabalho e sequestrar a própria ministra do Trabalho.
Confrontada com esta informação, a ministra respondeu: “Se disseram que me querem raptar, eu não tenho essa informação, mas não há nenhum problema, se quiseram podem fazê-lo”.
A ministra diz que o Governo já tomou a sua posição há muito tempo e o caso já é um assunto encerrado.
Os “madgermans” negam tal ideia, até porque, no seu entender, mais do que resolver os seus problemas, o Governo usou métodos obscuros e confusos para pagar o dinheiro, fomentando confusão no seio dos “madgermans”.
A ministra diz que “eles são uma dissidência do grupo que sempre trabalhou com o Governo nas negociações. Se eles têm problemas internos, que os resolvam entre eles, e não connosco. Nós, como Governo, já não temos nada a pagar aos ‘madgermans’”.
Portanto, a ministra nega a pés juntos que o Governo fomentou confusão e usou métodos conflituosos para pagar aos “madgermans”.
 (Matias Guente)  CanalMoz

2010-05-24 06:19:00

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O governo moçambicano não aceita sindicalização da polícia


O governo moçambicano descartou esta quarta feira no parlamento qualquer possibilidade dos membros da polícia moçambicana poderem constituir sindicatos

Em resposta, o O governo moçambicano descartou esta quarta feira no parlamento qualquer possibilidade dos membros da policia moçambicana poderem constituir sindicatos … Ministro Aires Ali disse que “não”. Mesmo assim, admitiu e enumerou esses problemas ao declarar “É reconhecimento da necessidade de minimizar os problemas sociais e profissionais, designadamente a tabela salarial especial, o estatuto de polícia, o regulamento de regalias dos oficiais generais, superiores e subalternos, e a organização dos serviços sociais dos membros da policia”
O governo até enfatizou ao sublinhar que não consta da constituição da republica nem nos seus planos, aceitar que os membros da policia sejam filiados a sindicatos dentro da corporação...
A questão da sindicalização dos membros da policia de Moçambique não é nova ; está ligada a queixas de dentro da própria polícia da existência de problema graves que têm a ver com baixos salário e alegadas ligações de membros da própria polícia com sindicatos do crime organizado - ligações perigosas que só no ano passado resultaram no assassinato de pelo menos 10 membros da polícia moçambicana.

terça-feira, 18 de maio de 2010

QUISSE MAVOTA

 QUISSE MAVOTA. o caso mais perturbador na sociedade Moçambicana, desde 6f,2f,3f que há desmaio de alunas na escola, e há suspeitas de a escola estar situada numa zona amaldiçoada por ter sido um cemitério familiar no passado.
Eu morro no bairro do Zimpeto passamos da escola para chegar a casa, é uma distancia de 400m, no ano de 2000 fui viver no Zimpeto e víamos as campas e uma construção abandonada já há mais de 5 anos, querendo dizer que aquela escola foi construída a muito tempo muito antes de existir residentes como agora naquela zona, mas nunca foi concluída as obras, quando chegamos em 2000 vitimas da cheias sempre perguntávamos que obras eram aquelas e sinceramente falando ninguém sabia o que estava-se a fazer, também dantes não havia placas de identificação dos  objectivos numa construção como hoje, mas havia  boateiros (saudades do Presidente Samora Machel, que detestava-os)  que diziam que ali havia xipocos, por isso a obra não acabou e nem  arrancava.
E o mais engraçado e estranho é que o governo por enquanto não diz nada mas no passado para começar a reconstrução da obra o governo teve que fazer a transladação dos corpos fazer uma cerimonia muito grande, sim muito grande com muita gente comida e bebida, havia elementos do governo é verdade sim,  eu vi, depois começaram as obras que concluíram e saiu uma escola linda que ate parece uma escola superior  privado.
E hoje andam calados como se não conhecessem nada, agora pergunto; quando fizeram a transladação dos corpos e a cerimonia, quem deu a ideia? não brinquem com coisas sérias, não querem tornarem-se publico, mas para vossa família e continuarem no puder sem cair fazem o `txunamento`com os 11 no corpo. malandros.
 O governo até agora esta calado dizendo que é anemia,(mas anemia para mulher só) porque os filhos deles  estudam na 3 de Fevereiro.
Imagina caro leitor o que teria acontecido se o fenómeno acontecesse na escola primária 3 de Fevereiro?

Injustiças laborais em nome da Frelimo Deteriora-se ambiente laboral no hotel “VIP”





“Isto já não tem nada de um hotel de cinco estrelas. O que ficou é apenas o nome. Estamos a trabalhar em condições de uma pensão. As condições em que trabalhamos não têm nada a ver com um hotel de cinco estrelas” – afirmam trabalhadores. “Nós queremos saber se lá no partido onde o administrador diz ter influências, e por isso nada lhe podem fazer, é de onde vêm instruções para espezinhar trabalhadores moçambicanos – idem.

Maputo (Canalmoz) – Está a deteriorar-se o ambiente laboral entre os trabalhadores e o patronato do hotel “VIP”, em Maputo. As coisas parecem estar a tender para o pior. Há já muito tempo que os trabalhadores contestam os “actos desumanos” perpetrados pela “administração do hotel”, que tem à frente o administrador Gulamussene Agiz, homem que é apontado pelos trabalhadores como o fomentador de injustiças e abusos desmedidos contra os funcionários. Segundo dizem os trabalhadores, o administrador Gulamussene Agiz diz ter largas influências dentro do partido no poder, a Frelimo, por isso nada lhe podem fazer. Segundo os trabalhadores, o administrador Gulamussene Agiz diz que ele é a “própria Frelimo”.
De entre muitas questões que os trabalhadores levantam, salientam-se as disparidades salariais, a humilhação em público, a transformação dos trabalhadores em empregados domésticos da família do administrador (os trabalhadores são obrigados a lavar carros, assim como a roupa do administrador e da sua família), a falta de transporte. Outra questão é a cozinha que, segundo os trabalhadores, funciona numa espécie de cela. Está gradeada, para permitir medidas de segurança contra roubo de produtos. Segundo contam, os cozinheiros são metidos na referida cozinha, e depois são trancados lá dentro até à hora da sua saída, criando assim condições para que ocorra uma tragédia, caso aconteça um incêndio na ausência do homem que fica com as chaves.
A questão da cozinha, assim como outras, foram levantadas na presença da ministra do Trabalho, Helena Taipo, quando visitou o hotel, mas, até hoje, a cozinha continua um cárcere. A verdade é que, longe de serem resolvidos os problemas, estes só estão a ganhar uma nova roupagem, levando a um ponto crítico as condições dos trabalhadores.
Por outro lado, os trabalhadores do “VIP” acusam a Inspecção do Trabalho, a nível da cidade de Maputo, de nada fazer para pôr travão aos abusos perpetrados pela administração do hotel, porque, das vezes que a Inspecção do Trabalho se deslocou ao hotel por causa das irregularidades, pôde confirmar que elas existem. A situação faz com que os trabalhadores acreditem na teoria do administrador – a teoria das “costas quentes” a nível do Governo.
Desesperados, os trabalhadores afirmam que estão cansados com todo o tipo de humilhações que passam dentro daquele estabelecimento hoteleiro.canalMoz

domingo, 16 de maio de 2010

Melhor da semana


Na “Josina Machel”

Malfeitores subornam guardas e semeiam terror na escola

“Dou ordens ao Director da Ordem da cidade e a todos os comandantes de esquadras para lançarem uma ofensiva de limpeza nas escolas. O lugar dos marginais e alunos drogados é nas celas, as patrulhas passam a ser feitas a pé. Os estudantes drogados com idades inferiores terão o devido tratamento.” – Jorge Khalau, Comandante Geral da Polícia.                        fonte: Canal de Moçambique    

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Reflectir é bom, e Lula é bom

 O Presidente Brasileiro Lula da silva, na conferência Diálogo África-Brasil desta semana(11/05/10) disse: Nós os Presidentes somos votados pelos pobres mas quando ganhamos as eleições e os pobres vão ate gabinete do chefe do estado não permitimos eles entrarem só deixamos os ricos.porque valorizamos os ricos.

Será que o representante Moçambicano la ouviu isso?

Afonso Dhlakama não reconhece a bancada da Renamo no parlamento


         


Depois do  prolongado silêncio alegadamente por questões estratégicas.
O líder da Renamo Afonso Dhlakama, volta à carga com declarações surpreendentes. Na conferência de imprensa que concedeu semana finda, na cidade de Nampula, para anunciar a realização de um Conselho Nacional da sua formação política “ainda sem datas”, Dhlakama disse que definitivamente não reconhece a bancada da Renamo na Assembleia da República, pelo facto de “todos os seus 51 deputados terem tomado posse” à sua revelia, movidos por fome de dinheiro.
O líder da Renamo disse ainda que neste mandado nunca usufruiu nem precisa dos valores monetários que são canalizados ao seu partido, através da representação parlamentar, “justamente” porque as eleições de Novembro último foram manchadas de irregularidades.
Uma vez mais, Afonso Dhlakama considera “de traidores” os seus subordinados, por “terem de forma voluntária aderido à tomada de posse”.
Para Dhlakama, “não são convicções políticas nem vontade de querer contribuir para o desenvolvimento deste país” que levaram os deputados da sua formação política a tomar posse, mais “a fome de dinheiro”. O líder frisou ainda que todos aqueles que estão no parlamento em nome da Renamo “são esfomeados”. Recorde-se que dos referidos deputados, consta o secretário-geral da Renamo, Ossufo Momade, além de destacados membros do conselho nacional e da comissão política do seu partido, como é caso Manuel Pereira, Ivone Soares, Arnaldo Chalaua, José Manteigas, entre outros. Aliás, até Lúcia AFate, delegada política provincial da Renamo em Nampula, província onde actualmente Dhlakama reside, abandonou o seu líder, encontrando-se agora no parlamento.
Leia mais na edição impressa do jornal o Pais

terça-feira, 11 de maio de 2010

Criminosos assassinam agente da PRM e ferem comandante do posto policial

No distrito de Magude, Maputo


Maputo (Canalmoz) – A criminalidade volta a tomar conta da província de Maputo, com um ataque de criminosos a agentes da PRM, ocorrido no passado domingo, no distrito de Magude. Durante um tiroteio intenso entre a Polícia e indivíduos armados, um agente da PRM morreu e um outro contraiu ferimentos graves, para além de um agente de policiamento comunitário, que também foi atingido pelas balas dos bandidos.
O tiroteio foi realizado por dois indivíduos da mesma família, identificados por Alexandre Inguane e Ricardo Inguane, munidos de uma pistola, que atiraram contra agentes da Polícia, quando estes efectuavam diligências na residência dos referidos cidadãos. Os agentes da Polícia que efectuavam tal diligência, segundo anunciou o porta-voz da corporação a nível provincial, tentavam recuperar essa mesma arma de fogo, pois tinham sido informados que os tais cidadãos aterrorizavam a população com uma arma de fogo.
Os indivíduos, quando se aperceberam da presença da Polícia, atiraram contra os agentes, tendo acertado mortalmente num agente, que respondia pelo nome de Josefe Tembe, e ferido gravemente outros dois agentes, o inspector do posto policial do bairro Mutasse, José Mateus e Jeremias Chiúre, agente de policiamento comunitário.
Segundo Joaquim Selemane, porta-voz do comando provincial de Maputo, os dois malfeitores já estão a contas com a Polícia, estando detidos no comando distrital de Magude. Segundo Selemane, estes malfeitores são conhecidos no mundo do crime naquela zona, sendo acusados de roubo de gado com recurso a arma de fogo. Selemane disse ainda que os malfeitores são da mesma família, ambos naturais da província de Inhambane, e se encontram a viver em Maputo. No seu cadastro constam antecedentes criminais cometidos noutras províncias do país, leia mais Canal de Moçambique aqui



sábado, 8 de maio de 2010

Até quando a morte dos agentes?

´´A Polícia considera ser ainda prematuro pensar em pistas que possam lhe levar à localização e detenção dos bandidos que na noite da última quarta-feira balearam João Américo Fumo, um general do Exército na reserva, após terem invadido a sua residência no distrito de Marracuene, em Maputo.`` (jornal Noticias) 08/05/10.
Mas até quando isto? todas semanas são assassinados agentes das forças da defesa e segurança, até quando?, será que até o dia que  vier a ser assassinado um ilustre do Partidão?
isto é muito triste para todos moçambicanos, pior para os familiares dos agentes que antecipadamente ao sair de casa para o serviço ou estando em casa há uma insegurança e preocupação.
Eu não entendia porque mas a minha família liga todos dias em conversas nunca tinham-me dito que era por medo, mas agora já entendo e dou razão aqui é Bagdad.
Será que um dia os responsáveis pela segurança do Pais farão algo como forma de lutar ou tentar lutar contra os malfeitores?
Há falta de tudo na Policia, alimentação para os agentes da Policia, carros, equipamentos profissionais de investigação e reacção, é normal ligares ou informar a policia do assunto muito delicado ou  dinucia dum assalto ou rapto, o que vais ouvir é que agora não temos carro mas obrigado vamos registar, como assim?????.
E por favor não venham dizer que o estado não tem dinheiro para custear o Ministério do Interior e da defesa porque os mais mais desse ministérios recebem tanto mais tanto dinheiro que o carro que compram para o seu uso o valor chega para comprar 7 carros para  Policia ou pagar mais de 3500 Agentes da Policia como salário.
O caso dos 250 deputados,o Estado paga como salário mais que 35000mt, e ainda compra 250 4X4s para eles, mas já para comprarem material de protecção a população e pagarem os Policias nada , só aumentam 9% na misera do salário, que por.......para não falar de mais de 50 Mercedes de luxo último grito que o estado compra para os seus filhos. temos que acordar lembra da greve do dia 05 de Fevereiro de 2008?
desde esse dia o estado compra machibombos e não aumenta 100% o preço dos combustíveis.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Malandros

 Sim são malandros corruptos, é uma porcaria um advogado que é contratado ou ele incentiva-se a aproximar um caso como um advogado respeitado e com talento, honestidade em casos que o moçambicano é vitima, ele inteira-se completamente do caso, exige uma quantia muito baixa que te deixa bem disposto e acreditando que este é o melhor advogado do Pais, vais se comunicando e inteirar-se completamente do caso.
 Ao andar do tempo o ofendido vai ser informando até que tenha a data do julgamento marcado, ai de tanto satisfeito que esta é ele que adianta mais dinheiro acreditando que já ganhou o caso com o ilustre advogado, quando chega o dia do julgamento o ilustre advogado não esta, os juízes procuram a
informação e nada de nada,  o julgamento é suspenso marcado para outro dia , chega o dia marcado nada de nada, ai o ofendido fica boquiaberto e sem entender nada aonde esta o ilustre , sabem aonde esta?
 O ilustre advogado fugiu porque negociou com o suspeito que ele ia resolver o casa para que o suspeito não sofra com a decisão do juiz, dificultando o caso do ofendido ai ele ganha mais dinheiro do que do ofendido, realmente existe advogados sérios e honestos, mas não são muitos, já acompanhei casos destes advogados/corruptos/ladroes , com amigos , colegas ,familiares por isso carro cidadão abri olho com advogados.


a seguir: juízes

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Na Cidade de Maputo, Delegados swázis a reunião da SADC vítimas de assalto à mão armada

De acordo com Zodwa Mabuza, directora executiva da Federação de Entidades Empregadoras da Suazilândia-Câmara de Comércio (FSE&CC), os assaltantes armados entraram no carro pela porta traseira, tendo obrigado o condutor a dirigir-se para um local desconhecido da capital moçambicana.

Mbabane (Canalmoz) - Na última quinta-feira, dia 29 de Abril, dois membros da delegação do Reino da Swazilândia a uma reunião da SADC sobre questões laborais, foram vítimas de assalto à mão armada, tendo os meliantes roubado a viatura oficial da delegação. A viatura, um KIA Sportage, no valor de 200 000 emalangeni (o equivalente a 908 mil meticais), havia sido adquirida pelo governo swazi em Novembro do ano passado.
O incidente ocorreu à porta da residência onde estava hospedado um membro da delegação swazi. De acordo com Zodwa Mabuza, directora executiva da Federação de Entidades Empregadoras da Suazilândia-Câmara de Comércio (FSE&CC), os assaltantes armados entraram no carro pela porta traseira, tendo obrigado o condutor a dirigir-se para um local desconhecido da capital moçambicana. Zodwa Mabuza, que se encontrava dentro do carro, acrescentou que os assaltantes apoderaram-se de uma quantia em dinheiro swázi, equivalente a 13 600 meticais, para além de telefones telemóveis e peças de vestuário.
A polícia moçambicana que tomou conta da ocorrência, prometeu apreender os assaltantes, refere o Times of Swaziland Sunday, na sua edição de ontem.
(Redacção / Times of Swaziland Sunday)
CANAL DE MOÇAMBIQUE 

2010-05-03 09:10:00