sexta-feira, 30 de outubro de 2009

“Não há impedimento de eu vir a ser Secretário-geral do MDM”

Venâncio Mondlane disponível

 Maputo (Canalmoz) - Notícias postas a circular pela imprensa e boca-a-boca dão conta de que o jovem analista político, engenheiro Venâncio Mondlane, está na mira e poderá vir a ser convidado a candidatar-se a Secretário-Geral do Movimento Democrático de Moçambique, liderado por um outro engenheiro, Daviz Simango, um dos três candidatos às eleições presidenciais.

 Contactado pela reportagem dos jornais Canalmoz e Canal de Moçambique - Semanário para esclarecer as especulações, Mondlane disse: “nunca fui convidado oficialmente a ser Secretário-Geral do MDM”. “Só ouvi que havia uma série de pessoas que manifestavam interesse que eu fosse proposto a Secretário-Geral.”
 Sobre se admitia a possibilidade de vir a ocupar este cargo, Mondlane disse que não está nos seus planos fazer política activa na actualidade, muito menos ser Secretário-Geral do MDM.
“Eu ainda não reflecti sobre isso. Que eu seja secretariável, até posso admitir. Também acho que as pessoas são livres de dizer o que acham. Não é mentira que eu seja secretariável, não é falso, aventa-se esta hipótese”, admitiu para depois repisar que “ainda não há nada de concreto”.
“Agora o que não corresponde à verdade é que eu tenha sido oficialmente contactado para ocupar o cargo e que eu tenha manifestado interesse de lá estar ou não”, referiu.
 Apesar de recusar que esteja interessado em ingressar nas fileiras do MDM, Venâncio Mondlane destaca a importância do Movimento liderado por Daviz Simango, no contexto actual da política moçambicana.
 Venâncio Mondlane diz que o surgimento e fortificação do MDM são necessários, na medida em que altera o actual status quo da nossa política, dominada por dois partidos “cujos membros exercem a política de uma forma cega e fanática”.
 Entretanto, repisando a questão do seu ingresso ou não no mais jovem partido político de destaque criado no País, Mondlane diz: “não há impedimento nenhum de juntar-me ao MDM. Na altura que achar que há condições, se as minhas convicções alterarem, não há impedimento, porque o MDM não é nenhum demónio”, afirma o analista político que garante ser membro do partido Frelimo desde os 18 anos, e por influências familiares.
“Eu e a minha família somos todos membros da Frelimo, mas eu nunca me atrelei cegamente à Frelimo”, esclarece.

 Venâncio Mondlane é ideal para o MDM

 Entretanto, um membro destacado do MDM, Isamel Mussa, disse em contacto com a reportagem do Canalmoz e do Canal de Moçambique que seria um ganho para o partido ter Venâncio Mondlane como Secretário-Geral. No entanto, Ismael Mussa nada confirmou. Apenas disse que o engenheiro Venâncio Mondlane, analista político que tem aparecido em vários canais de televisão, é um dos possíveis nomes a serem propostos ao Conselho Nacional do partido, que vai reunir nos primeiros meses do próximo ano. A eleição do Secretário-geral do MDM, segundo cargo mais importante daquele partido, é uma questão em aberto que Daviz Simango, antes das eleições, remeteu para depois do escrutínio que se realizou na última quarta-feira.


Fonte: Canal de Moçambique
(Borges Nhamirre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário