quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Factos contrariam a ministra Vitória Diogo Conheça a célula do partido Frelimo no Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental

Conheça a célula do partido Frelimo no Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental

Maputo (Canalmoz) – Os argumentos que vêm sendo esgrimidos pelos dirigentes do Partido Frelimo – com a ministra da Função Pública, Vitória Dias Diogo, como expoente máximo – tentando convencer os moçambicanos que o Estado não está tomado pelo partido no poder, como acusa a oposição, acabam de receber mais uma prova da sua falsidade. O Canalmoz teve acesso a dados fundamentais sobre a célula central do partido Frelimo, no Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), e apresenta-os, neste artigo, para conhecimento dos moçambicanos. Fica assim mais uma vez provado que as células da Frelimo estão a funcionar em instalações públicas e beneficiando do Orçamento Geral do Estado para que pagam os contribuintes nacionais e os doadores internacionais, ou sejam os contribuintes de outros países.
O Canalmoz teve acesso a um documento que apresenta toda a estrutura da célula do partido no poder que funciona no MICOA, sua fundação, objectivos e organograma.

“Foi sempre nossa preocupação criar estrutura do partido no ministério”

O documento explica na parte introdutória que “desde a criação do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental foi sempre nossa preocupação a criação da estrutura do partido Frelimo dentro da instituição”.
Mas para que os leitores entendam a essência do referido documento a que o Canalmoz teve acesso, reproduzimo-lo com a devida vénia.

“PARTIDO FRELIMO
CÉLULA DO MINISTÉRIO PARA A COORDENAÇÃO DA ACÇÃO AMBIENTAL
Desde a criação do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental foi sempre nossa preocupação a criação da estrutura do Partido Frelimo dentro da instituição. Temos que salientar que neste percurso, foi muito difícil conhecer os camaradas membros e simpatizantes da Frelimo devido a conjuntura política do país, tendo sido necessário fazer-se um trabalho anónimo entre funcionários, que resultou na conquista, em 1998, de 34 candidatos a membro. Primeiramente o Partido era representado pela célula e alguns anos depois pelo círculo. Hoje o Círculo do Partido Frelimo, só a nível central, conta com 221 membros.
O camarada José Ernesto Barrama foi escolhido, através de eleições realizadas no dia 15 de Dezembro de 1998, para ser primeiro Secretário da Célula. Nesta nobre missão de dirigir a Célula foi apoiado pela camarada Maria de Lurdes Massingue como 1° Assistente responsável pela área de Mobilização e Organização da Célula e pela camarada Palmira Pedro Francisco como 2° Assistente responsável pela área de quotização e finanças da Célula. Na cerimónia da tomada de posse o novo elenco apresentou seu programa de trabalho que consistia principalmente em acções nas áreas política, social, financeira e desportiva. É de salientar que o Secretariado estabeleceu como metas o trabalho aturado de mobilização dos funcionários do MICOA para participarem nas eleições de 1999, assegurar fonte de rendimentos para o Partido através de exploração de centro social, entre outras actividades.
No ano 1999 foi incluído no Ministério o Instituto Nacional de Planeamento Físico, onde também existia a célula. Assim, passaram a existir duas células e isto, conjugado com o número considerável dos membros, permitiu a criação do Comité do Círculo em 2002. Nas primeiras eleições internas foi eleito o camarada Inácio Bucuane para 1° Secretário do Comité. Mesmo ano houveram outras eleições internas e saiu delas novo secretário - Augusto Samuel Dimande. A .razão de fazer novo escrutínio foi a saída do camarada Bucuane para província Zambézia em missão de serviço - foi nomeado como director provincial.
O Círculo é organizado em três Células: Célula A dirigida pelo camarada Lichucha, que abrange MICOA Sede, Célula B liderada pelo camarada Namburete, que está sediada na Drecção Nacional de Planeamento e Ordenamento Territorial e Célula C dirigida pelo camarada Mahomed, que funciona dentro de Direcção Nacional de Avaliação de Impacto Ambiental, Inspecçõa, Direcção Nacional de Gestão Ambiental e Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável”.
Eis a estrutura da Célula da Frelimo no MICOA, conforme vem no documento a que o Canalmoz teve acesso.
O documento e a estrutura acima podem ser acedidos na no endereço Web http://www.bipmicoa.org.mz/sobre.html (disponível até 18h30min do dia 15 de Setembro de 2010).
(Borges Nhamirre).

Chauque: Está tudo dito meia palavra para um bom entendidor basta.

2010-09-16 09:55:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário