quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cresce tensão entre desmobilizados de guerra e governo

Polícia tortura psicologicamente líder detido
O julgamento de Hermínio dos Santos está marcado para às 09 horas de hoje, no Tribunal da Machava

Enquanto Hermínio dos Santos está detido, o vice-presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique (FDGM), João Paulo Simba, confirmou à nossa reportagem que o ministro dos Combatentes, Mateus Kida, enviou esta quarta-feira um convite a solicitar encontro com os membros do fórum, na tarde de hoje. João Simba refere que antes de mais os membros do fórum exigem a soltura do seu presidente.

Maputo (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique afecta à 1ª e 5ª esquadras do Município da Matola, bem como o Tribunal da Machava, estão a torturar psicologicamente o presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Hermínio dos Santos, detido em sua própria residência, desde a noite passada, terça-feira.
Os episódios que consubstanciam tal tortura psicológica seguem os trechos a seguir:
Ontem (quarta-feira), conforme apurou o Canalmoz, a Polícia fez de tudo para não indicar com clareza a esquadra onde Hermínio dos Santos se encontrava detido. Como quem pretendia “baralhar” tudo e a todos, primeiro a Polícia nos disse que a vítima estava enclausurada na 5ª Esquadra da Machava. Lá, informaram-nos que estava na 1ª Esquadra da Matola. Nesta esquadra diziam o contrário: que estava na 5ª esquadra.
Aliás, a família de Hermínio dos Santos só conseguiu localizá-lo na 1ª Esquadra da Matola, por volta das 13h30, graças à informação fornecida pelo Canalmoz depois de um vaivém àquelas esquadras.
Para variar, até a altura em que a reportagem do Canalmoz avistou Hermínio dos Santos, na 1ª Esquadra da Matola, não havia tomado alguma refeição, desde minutos depois das 19 horas da última terça-feira. Dos Santos está encarcerado numa diminuta cela onde se apinha com quase duas dezenas de reclusos.
Soubemos que logo após a sua detenção na noite de terça-feira passada, foi aprisionado na 5ª Esquadra da Machava, uma outra cela diminuta na companhia de outros 7 reclusos e de onde acabaria por ser transferido para a 1ª Esquadra da Matola. Regra comum é que as celas de ambas esquadras estão em péssimas condições para albergar reclusos.

5ª Esquadra da Machava

Ontem (terça-feira) pela manhã, a reportagem do Canalmoz escalou a 5ª Esquadra da Machava. A primeira informação prestada foi de que Hermínio dos Santos não estava ali porque na mesma noite da sua detenção, imediatamente foi transferido para a 1ª Esquadra da Matola.
O chefe de operações da 5ª Esquadra da Machava, Baptista Frange, disse ao nosso jornal que dos Santos não pernoitou naquela unidade policial porque a mesma não dispõe de celas em condições. Ele disse também que o caso da vítima em alusão será resolvido na 1ª Esquadra da Matola, uma vez que a sua residência, onde foi detido na noite de terça-feira, é no bairro do Infulene, Machava.
Segundo Baptista Frange, Hermínio dos Santos será encaminhado à Direcção da Polícia de Investigação Criminal da Cidade de Maputo”, garantiu.

1ª Esquadra da Matola

Por volta das 13h30 de ontem, a reportagem do Canalmoz conseguiu falar com Hermínio dos Santos, depois de muita insistência e sob vigia do chefe de operações da 1ª Esquadra da Matola, Carlos Luís, que disse que o detido estava ali em regime de transição para a PIC. Ele garantiu-nos que o recluso não tinha tomado refeições desde a sua detenção.

Hermínio dos Santos

O presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique disse-nos que estava desapontado com a forma como ocorreu a sua detenção. Segundo ele, foram 13 agentes que o detiveram, dos quais 10 da Força de Intervenção Rápida (FIR), fardados e armados. Os outros três eram civis. Contou também que invadiram o seu quintal e enganaram o seu filho que inocentemente os levou para dentro da casa onde ele estava com a sua esposa e outros filhos menores. A primeira coisa que os agentes fizeram foi mandar-lhe assinar uma nota de busca e captura. Recusou-se a assinar, todavia os agentes, em superioridade numérica, obrigaram o líder dos desmobilizados de guerra a assinar tal documento. De sua casa foi encaminhado para a 5ª Esquadra da Machava. Desta para a 1ª da Matola.

Chauque: Herminio dos santos , foi solto hoje a tarde e adiado o seu julgamento para dia 18 de Agosto, em quanto que  a manifestação dos desmobilizados de guerra está marcado para este sábado



2 comentários:

  1. Isto chama-se fortalecer a CAUSA criando HERÓIS.
    Um investimento arriscado este.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Reflectindo é um investimento arriscado que um dia tera lucro leve o tempo que for na injustiça ha revolta.um cidadao que foi notificado via celular é preso por desobediência por um efectivo que nem um adimistrador tem como segurança. como fiz-me apergunta: são quantod criminosos, assassinos,traficantes, corruptos, lambibotas,escovinhas etc etc que estão a passear sem nunca terem sido intimados via celular nem por um ducumento próprio? estão por ai a disfilar.
    afinal o que é democracia? , eu aprendi o que é a democracia depois dos acordos do Roma, só que passa tanto tempo e agora ja acabou a democracia

    ResponderExcluir