terça-feira, 24 de agosto de 2010

Crocodilos semeiam pânico em Moamba

Maputo (Canalmoz) – Doze pessoas perderam a vida no distrito de Moamba, província de Maputo, vítimas de ataques de crocodilos nas margens do rio Incomati. Os incidentes registaram-se entre Julho de 2009 e Agosto do presente ano.
O régulo dos povoados de Pondzela e Pajane, Tualufo Macomo disse ao Canalmoz que algumas vítimas encontraram a morte quando tentavam atravessar o rio Incomati. Outras foram arrastadas quando cortavam caniço nas margens do mesmo rio.
“As pessoas não respeitam o rio Incomati, acham demorado o uso da ponte para a travessia o rio. Outros fazem-se às margens do rio para cortarem o caniço”, disse Tualufo Macomo, sublinhando que outras pessoas quando se deslocam à região de Sabié atravessam o rio Incomati por alguns pontos não recomendados, esquecendo-se que são povoados por crocodilos.
De acordo com Macamo, para minimizar a situação da disputa do rio entre a comunidade e os répteis, o governo distrital de Moamba, tem vindo a coordenar algumas campanhas de abate de crocodilos. Porém, passado algum tempo os répteis reaparecem nos mesmos locais depois de se afastarem temporariamente.
Para além dos crocodilos, as povoações de Pondzela e Pajane debatem-se com problemas de criminalidade, doenças como HIV/Sida e roubo de cabeças de gabo. Este último caso, segundo apurámos, ocorre com o envolvimento de alguns parentes ou pastores de donos de currais. (Cláudio Saúte)



Nenhum comentário:

Postar um comentário