terça-feira, 3 de agosto de 2010

Como lidar com um tirano e herói?


O homem é nada menos do que um herói. Um gênio militar, frequentemente chamado de “Napoleão africano”, invadiu Ruanda em abril de 1994 e interrompeu um dos grandes genocídios do século 20. O país que ele governa desde então é limpo, organizado, relativamente próspero. Corrupção é praticamente inexistente. A economia, a educação e a infraestrutura fizeram progressos notáveis.

Mas...
O homem é também um ditador, que silencia jornais, persegue opositores, sufoca ONGs. Desde o começo do ano, seu regime tornou-se especialmente autoritário. Se ainda tinha o benefício da dúvida, não há mais o que questionar, depois do que aconteceu nos últimos meses: Paul Kagame é um tirano.E é também um dilema para a comunidade internacional. Como lidar com um exemplo perfeito de déspota esclarecido? (Mas não o único: Yoweri Museveni, em Uganda, e Meles Zenawi, na Etiópia, são mais dois casos).
Kagame enfrenta uma eleição presidencial em 9 de agosto em que não há a menor dúvida de que vencerá. Ele ainda é mais admirado do que temido em seu país. Sua popularidade faria Lula corar de inveja. Mas decidiu não correr riscos.
Seu pretexto é o genocídio que ele parou, num momento em que mais de 800 mil pessoas já haviam sido mortas por radicais da etnia hutu. Ao menor sinal de dissidência ou oposição interna, ele cola no adversário a pecha de um revisionista, ou um saudosista da matança.ler mais aqui

2 comentários:

  1. Não deveria de haver lugar em pleno século XXI para pessoas deste calibre.
    A democracia deveria de ser a ordem do dia.
    Podemos possuir tudo, mas se não tivermos liberdade, de nada nos serve, e nada temos.
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  2. exactamente sem liberdade nada nos serve, infelizmente os nossos governantes não sabem disso pra eles o que importa é a ganancia por isso há os que querem aumntar o mandato, outros estao há mais de 25 anos no puder(que merda)e nem se preocupam em ceder aos outros , mas porque no mundo todo NÓS os africanos somos os que mais sofremoss em tudo?
    a resposta é esta:LAMBIBOTISMO, ESCOVAS, SÃO OS QUE ESTRAGAM TUDO, PORQUE AINDA QUEREM CONTINUAR A ROUBAR,MATAR , TRAFICAR, ACABAM INCENTIVANDO O PRESIDENTE PARA NÃO CEDER, ATÉ O POVO.

    ResponderExcluir