sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Até quando vou sobreviver meu Deus?

 Isto está mal muito mal, 2010 não é o ano para vencer como se dizia em Janeiro, este é o ano da desgraça e inicio do fim dos africanos, este ano subiu/vai subir tudo começando pela água , energia , gás, combustíveis, produtos da primeira necessidade, rand, dólar, e para piorar o cimento subiu. Estes são os principais problemas da nossa sociedade moçambicana.
Como é que um pais que o salário oficial são 2500mt, tudo subiu duma maneira alarmante, como é permitido um Pais que tem a sua própria água natural para o consumo e muita água , há sub-facturação dos valores ,a empresa águas de moçambique faz um preço exorbitante para o nível de vida que temos mas a empresa a desfrutar das  fontes de água sem custos , não falo de matérias que bem se entenda.
Moçambique é produtor de gás natural, claro que de baixa qualidade por isso não temos empresas para fabricar o gás directamente sem importar da África do sul, há 2 anos atrás o ministro da energia disse que a petromoc ia construir uma empresa de fabricação do gás natural para o consumo, até hoje nem se fala do assunto, estamos a comprar gás com preço alto, mas é exportado de moçambique para África do Sul.
Este para mim é o pior problema de todos que temos, como é que a energia vai subir 14% usando a energia da 4ª maior produtor de electricidade em África, vende para toda África austral, cahora bassa, só o exemplo na África do sul a energia esta mais barata para o consumo do que em moçambique, mas eles importam de moçambique, como é possível isso? e se não me engano a anos atrás ouvi do meu avó que cahora bassa é nossa, pena de não puder perguntar o meu avó porquê disse isso, ele morreu feliz, infelizmente pensando que era verdade.
Combustíveis, a dor de cabeça do governo,  realmente o governo está a fazer um esforço enorme para conter o controle dos preços chegando até a subsidiar o preço, o governo o esforço que faz não  porque pode estragar a economia do pais o aumento dos combustíveis, mas porque não quer o 2º 05 de Fevereiro de 2008, a não subida do diesel é para conter  o escândalo que o aumento dos preços fariam, os combustíveis são importado , o preço depende dos donos, em 2008  o antigo corrupto ministro dos transportes  se não estou em erro ou o actual ministro (ainda não corrupto), não tenho certeza, mas um deles disse que o estado ia controlar o uso dos combustíveis  para converter em gás os transportes, iria economizar os combustíveis diminuindo os carros dos protocolos, escoltas, etc etc, já passam quanto tempo? se tivessem feito isso não teria sido melhor? mas como em moçambique é só falar e prontos assim foi.
O ministro de energia na semana que subiu o preço da gasolina e gás , apelou a população para economizar os combustíveis como forma de economizar os gastos pessoais , e geralmente quando diz isso é para começarmos a usar bicicletas , patins, burros , cavalos, patos, como transporte e ele? ai é que me enerva porque quem gasta os combustíveis são os governantes, só para entender temos 30 ministros, 30 esposas, 30 vice-ministros, 30 esposas, 30 secretários permanentes, 30 esposas 30 directores dos ministérios, 30 esposas, 30 vice-directores, 30 secretárias, no mínimo 90 filhos de ministros, 90 de vice, 12 governadores, 12 esposas , 33 presidentes municipais, 33 esposas, 30 etc 30 etc, 30 etc, 250 deputados, quantos carros que nós compramos para eles gastarem combustíveis que pagamos com o nosso dinheiro dos impostos? porquê é que eles não poupam combustíveis temos que ser nós?
Como disse G.M há ministros que tem mais que 7 carros, e que carros meu Deus, de grandes marcas e a entreposto é a empresa que mais carros vende par o estado e prontos já sabemos de que marcas estamos a falar. E para além dos combustíveis compramos alimentação básicos para eles e não pagamos na malanga, pagamos em supermercados para eles, tenho a certeza que nem conhecem quanto está 1 quilo de alho porque isso nem é para eles, mas nós compramos na malanga não interessa se é homem ou mulher mas conhecemos os preços da malanga.
O cimento disparou duma maneira grave, como ainda sonhar a nossa querida futura casa a receber 2500mt? não é possível sinceramente falando , e nem aparece um ministro a tentar falar em algo pelo menos para aperceber que o estado esta preocupado com a subida do preço do cimento, produtos alimentares, nem o ministro de obras públicas, porque se eles tentarem defender-nos não vão lucrar com o projecto casa jovem, mas esse projecto será para os filhos deles não par o povo, e também sabem que nós é que vamos pagar as construções deles no belo horizonte e em condóminos que tem em todas zonas. O nosso estado não direi que não faz nada , faz mas para eles sim, não há preocupação com o povo , pelo menos vermos uma preocupação mesmo que não se realize, nada de nada, porque tem direito a tudo, hoje andam longe de nós mas quando chegam as eleições vão fingir de amigos e nossos colaboradores, e como também somos escovinhas e lambebotas vamos colaborar porque irão dar nos um pedaço de frango por cada dia  da campanha  que só são 45 dias e 1825 dias que são 5 anos vamos viver de cacana e areia. até quando todos moçambicanos teremos igualdade, porquê o estado não pode ser um exemplo a seguir? e agora?         

2 comentários:

  1. Nada vai mudar.
    Aguentem-se como puderem.
    Virão novas eleições, novas campanhas eleitorais, novos estratagemas para angariar mais votos, e a história voltará a repetir-se.
    O povo tem de aprender que precisamos de MUDAR de governo urgentemente.
    Este não tem os nossos interesses em primeiro plano.
    Os moçambicanos merecem melhor e muito mais.
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  2. parece brincadeira Maria Helena,mas é verdade nada vai mudar , nós reclamamos muito mas no fim entregamos a bandeja aos que bem merecem, depois reclamamos de novo, não é por acaso que ha escovinhas e lambebotas , imaginemos quantos são na epóca das eleições, mas tudo num país depende do povo, tudo e tenho a certeza de que ha quem já esta a ver que estes mamparas estão acordar

    ResponderExcluir