terça-feira, 13 de julho de 2010

As casas para os jovens ?????

As futuras 2000 casas para os jovens Moçambicanos já estão disponíveis, os patrocinadores, os projectos, os preços, ai está o problema os preços, partem dos 25mil USD (25X34,74=868.500mt),120,330,450,550mil USD, ora vejamos,vou só analisar este valor 25.000USD para o tipo 1, corresponde 868.000.00mt Num Pais que mais de 80% são desempregados, o salário mínimo são 2.200 mt(63 USD), o estado tem 140mil trabalhadores, e só 10% é que recebem mais que 10.000.00 mt, mesmo assim não tem oportunidades de ter uma casa de 25mil USD, agora pergunto será mesmo para jovens essas casas ou para PC-As e seus filhos? lembrando que os PC-As a 2 anos atrás recebiam 250.000.00 mt (8,685 USD caso INSS).Não usem os jovens para aumentar a vossa riqueza, isso é matrecar, como é que querem construir casas para jovens na Costa do Sol? Ai se vé a matrecada pá, dizem que a lei proíbe vender terrenos porque a terra é do estado, qual lei pá?  O governo sabe muito bem que os terrenos na Costa do Sol estão a venda e são os mais carros do Pais , mas nenhum dia  foi preso quem vende terrenos  em todo pais, até que os membros do governo, que a verdade seja dita tem casas na Costa do Sol e condóminos (aldeias comunais) a venda ou aluguer, na zona de “Maringue” até Matchik tchik há ou vende-se terrenos ha 5anos atrás era 300milhoes da antiga família.
Experimenta ir para o BCI e inteirar-se das condições do financiamento para a casa dos jovens na costa do sol, meu irmão vais sair desanimado e humilhado com a matrecada porque a primeira coisa a perguntarem é: Quanto o Sr recebe? E vais se engasgar depois pedir um copo de água, este projecto vai ser mais rentável para os membros e os filhos da Nomenklatura porque vão comprar para arrendarem a multi- nacionais,embaixadas etc, etc, ai o dinheiro do papai vai aumentar, se querem construir casas mesmo para os jovens moçambicanos porque não construem nas zonas que os verdadeiros jovens estão a fundar bairros ,exemplos  zonas da província de Maputo como: Zimpeto, Marracuene, Mapandane, Machava Socimol,  Nkombe, etc, etc, é claro que existe espaços livres para construções em todo pais, não só Província de Maputo, e o mais prático para mim  é a Zona de Matutuine, sim Matutuine tem terras "dissertas" ao longo da estrada desde Catembe até Bela-vista,  porque não construir lá?, na África do Sul o governo está a construir casas, repito casas não condóminos, mais de mil por cada zona em construção como witbank,, e tantas outras zonas casas do tipo 1,2 e não estão a venda o governo está a distribui-las aos jovens e há moçambicanos beneficiados, em Rustenburg  minha prima tem uma casa que nem comprou tipo 2. Em Moçambique há muitos jovens que querem formar-se com nível superior para também puderem ter casa, mas está difícil, porque as únicas universidades públicas são muito concorridas por que lá é possível estudar mesmo sem dinheiro mas as vagas são poucas, por exemplo a UEM , ano passado teve mais que 22mil inscrições e próximo ano terá mais de 25mil candidatos, enquanto que as Universidades privadas não chegam 1000 concorrentes por ano, aliás nas privadas não há concorrência se tens dinheiro pronto já entraste, e os que entram alguns não acabam 1ano desistem , não porque não sabem nada  mas por falta de dinheiro, agora aonde arranjar dinheiro para comprar uma casa em nome da juventude? Meus caros Irmãos jovens moçambicanos vamos deixar essa matrecada e abrir olhos, continuarmos a comprar os terrenos para termos a nossa casa nos bairros novos, ainda é possível comparar a 20;30;40;50… mil meticais um terreno 30X15 fora da Costa do Sol, porque lá é para Nomenklatura. acorda mozaia

NB: dizem que a terra não se vende porque pertence ao estado, mas até ilhas estão a venda em Moçambique.

Um comentário:

  1. Impressionante como os projectos em Mocambique sao elaborados. Quando um jovem ouve falar de 25000USD fica aterrorizado! Tudo foi tracado para o jovem chorar e ate o mais pequeno pormenor foi pensado.

    ResponderExcluir