segunda-feira, 26 de julho de 2010

Morre na África do Sul "herói" nas cheias de 2000 em Moçambique

O CAPITÃO Wickus Zaayman, um dos heróis nas operações de salvamento nas cheias de Moçambique, há dez anos, morreu na sexta-feira num acidente de helicóptero da Polícia sul-africana em Witbank.

Zaayman pilotava um aparelho da Polícia com cinco operacionais e um co-piloto a bordo que se despenhou quando voava entre Pretória e Witbank em resposta a um assalto à mão armada num supermercado.O co-piloto, Thinus Gouws, e os cinco operacionais da Unidade Nacional de Intervenção, uma força de elite da Polícia sul-africana, que seguiam a bordo, também morreram na tragédia.
De acordo com a LUSA, os relatos de testemunhas são contraditórios, com uns a garantirem que viram o aparelho explodir em pleno voo e outros a explicarem que o motor começou a emitir sons parecidos com pequenas explosões vindo a despenhar-se perto de um bairro de lata na zona de Klarinet.
Várias testemunhas disseram ao Saturday Star que o piloto tentou controlar o aparelho em dificuldades de forma a evitar que ele se despenhasse sobre as casas próximas, tendo passado muito perto de alguns telhados antes de embater no solo num campo próximo e explodir.
Um segundo aparelho que havia sido enviado para o mesmo incidente chegou ao destino e os membros da unidade especial de intervenção que transportava conseguiram pôr fim ao assalto, detendo sete suspeitos.
As heróicas intervenções do capitão Wickus Zaayman em Moçambique, em 2000, numa das maiores cheias da história do país, durante as quais resgatou aos comandos de helicópteros da força aérea sul-africana inúmeras pessoas em risco de morrer afogadas, foram sábado recordadas por vários órgãos de comunicação sul-africanos.
O comissário nacional da Polícia  sul-africana, Bekhi Cele, que visitou o local em Witbank ( re-baptizado e Malahleni) duas horas após o desastre, não conseguiu conter as lágrimas quando considerou que se estava a viver uma “sexta-feira negra” na história dos serviços de Polícia.
O piloto tinha trocado a Força Aérea pelos serviços de Polícia há dois anos, depois de uma carreira aos comandos de helicópteros em missões de busca e salvamento em vários países africanos.
O aparelho, um Eurocopter BK 117/B1, tinha sido sujeito a uma revisão completa em 9 de Junho e o motor, depois da revisão levada a cabo nos EUA, estava “ como novo”, asseguram os responsáveis da brigada aérea da Polícia. A Eurocoptero irá participar, em conjunto com as autoridades sul-africanas, no inquérito às causas do acidente.

Maputo, Segunda-Feira, 26 de Julho de 2010:: Notícias
 

Chaúque : CAPITÃO Wickus Zaayman, és um herói sim, amavas os seus irmãos onde quer que estivessem, viajou em trabalho em muitos Países africanos a salvar vidas, morreste em serviço no seu pais a lutar contra os assaltantes salvando vidas também, tendo em conta que os assaltantes matam mais do que roubar  Sentiremos a tua  falta. Que Deus te abençoe "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não Pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).


 


2 comentários:

  1. O mundo perdeu um herói, mas ele viverá nos corações de todos os que amamos os homens de verdade, defensores da justiça e paz.
    Que Deus o tenha no Paraíso - esta é a minha prece.
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  2. Maria Helena, obrigado pela prece ao Capitão Wickus Zaayman, é tão bom o reconhecimento entre os humanos pelas suas obras.

    ResponderExcluir