segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cortesia ou subserviência?


Estou impressionado com a gritaria dos conservadores na TV e na blogosfera por conta do presidente Barack Obama ter decidido cumprimentar o imperador japonês Akihito com uma reverência. Alguns ainda tentam dar uma explicação histórica para sua indignação dizendo que os milhares de americanos que perderam seus parentes na Segunda Guerra Mundial em batalhas contra o Japão não se sentem muito confortáveis com a imagem. Pode ser.

Mas a imensa gritaria veio mesmo de conservadores, incluindo na CNN (na Fox não é novidade, certo?), alegando que um presidente dos EUA não se curva diante de nenhum outro líder do mundo. Aquela empáfia americana (eu já li um longo artigo debatendo se a primeira-dama dos EUA deve ou não se curvar ao cumprimentar a rainha da Inglaterra). Fala-se mais disso aqui do que viagem do Obama à Ásia em si. O Departamento de Estado afirmou que a reverência é protocolo diplomático e os democratas defenderam o presidente dizendo que é apenas uma cortesia a um imperador, da mesma maneira que Obama fez com o imperador saudita há meses.
Não sei, não. Gosto muito dos EUA, mas um país com um déficit de US$ 1,4 trilhão no orçamento fechado em setembro, uma taxa de desemprego de mais de 10%, uma dívida com os chineses de mais de US$ 1 trilhão e uma guerra que se arrasta por oito anos e ameaça repetir a guerra do Vietnã precisa colocar mais a sua liderança hegemônica sob perspectiva. Por outro lado, não sou monarquista acho essa coisa de rei e rainha a coisa mais idiota que existe. Para mim, um aperto de mão está mais do que correto dada a importância política da figura. Mas o que incomoda os americanos é um buraco mais embaixo.com mais detalhes aqui

2 comentários:

  1. Acho interessante que alguém se preocupe com o que se sabe que é cortesia em casa dos outros. Para mim, o gesto foi uma cortesia e não sinal de submissão. Espero que Georg Bush não levava talheres da Casa Branca quando ia para o Japão.

    ResponderExcluir
  2. realamente Reflectindo o respeito e a sabedoria do Obama é surpriendente, arogancia dos Americanos nao foi so do Bush, mas parece que a Bushmania nao contagiou Obama

    ResponderExcluir