sexta-feira, 26 de março de 2010

Ministro da Saúde dispensa agentes da PRM das instalações do MISAU


“Mau clima instalado por Ivo Garrido desde a sua recondução no cargo de ministro”, está a provocar debandada de quadros
Maputo (Canalmoz) – Há cerca de duas semanas que as instalações do Ministério da Saúde estão sem guarnição dos agentes de protecção da Polícia da República de Moçambique. A decisão foi tomada pelo ministro da Saúde, Ivo Garrido, que, por ordens expressas, decidiu dispensar todos os agentes que guarneciam o edifício do MISAU.
Segundo apurou a nossa reportagem, o ministro Garrido despediu os agentes de protecção da PRM, alegando que os mesmos, em vez de trabalharem, dormem nos seus postos.
Efectuámos, ontem, uma ronda pelas instalações do MISAU, e verificámos a ausência dos agentes de protecção da Polícia, enquanto se via, em sua substituição, pessoal auxiliar.
Por outro lado, médicos especialistas, directores nacionais e chefes de departamento e de repartição estão a abandonar o Ministério da Saúde para ingressarem em organizações não governamentais, alegando o “mau clima instalado por Ivo Garrido desde a sua recondução no cargo de ministro”.
No último mandato, e no início deste, cerca de 500 trabalhadores da Saúde já abandonaram o sector, segundo apurámos junto de fontes próximas.
Entretanto, o porta-voz do MISAU, Leonardo Chavane, não quis confirmar a retirada dos agentes de protecção da PRM, argumentando que o caso é muito sensível.
Quanto à saída dos trabalhadores do sector da Saúde, Chavane disse que os mesmos estão a solicitar directamente ao ministro Ivo Garrido, que os nomeou, a cessação de funções bem como a saída da instituição. Leonardo Chavane acrescentou que, para os lugares deixados por estes trabalhadores, estão a ser nomeados outros.

(Conceição Vitorino)

2010-03-26 06:10:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário