terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Menino indiano morto por pertencer a casta inferior


… tinha o mesmo nome com outro menino de casta superior


2011_12_05_002

Maputo (Canalmoz) - Um menino indiano da casta dos dalit (intocáveis) considerada a mais baixa do sistema indiano foi morto a semana passada no Estado de Uttar Pradesh, norte da Índia, por ter o mesmo nome de um outro menino de uma casta superior. O nome partilhado pelos meninos é Neeraj, e a família do menino morto já tinha sido avisada para mudar o nome do seu filho.O incidente ocorreu numa vila chamada Radhaupur. Segundo escreve a BBC, o corpo do menino de 14 anos viria a ser encontrado arredores da vila onde todos viviam e com sinais de morte por estrangulamento.
A polícia local confirmou que antes do assassinato de um dos seus filhos, foi pedido para o pai de Neeraj, Ram Sumer, mudasse os nomes de dois filhos, pois eram os nomes dos filhos de Jawahar Chaudhary, o homem da casta superior.
O subdelegado da polícia local, Praveen Kumar, informou que Ram Sumer, o homem da casta dos dalit, e Jawahar Chaudhary têm filhos com nomes de Neeraj e Dheeraj e que isto gerou problemas entre as duas famílias.
Chaudhary já teria alertado a família de Ram Sumer várias vezes para que ele mudasse o nome dos filhos.
Entretanto, dois amigos da família Chaudhary foram presos e o próprio Chaudhary nega envolvimento de sua família na morte do adolescente, alegando que a sua família está a ser incriminada pela polícia local.
Os filhos de Chaudhary, Neeraj e Dheeraj, estão desaparecidos. Mas a polícia local prendeu dois amigos da família que, segundo os policiais, tem envolvimento no crime.
A discriminação por castas é considerada ilegal na Índia, mas o preconceito ainda existe em muitas regiões do país. (Redacção/ BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário