sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A “grande máquina” da Frelimo avariou em Quelimane

Quelimane (Canalmoz) - O candidato do MDM, Manuel de Araújo, venceu as eleições “intercalares” em Quelimane por uma margem confortável de cerca de 62%. Derrotou o seu adversário Lourenço Abubacar Bico, candidato pelo partido Frelimo.
Quelimane passará a ser o segundo município do País a ser dirigido por um membro do MDM.
O mandato do professor doutor Manuel de Araújo termina em 2013 quando se realizarem as próximas eleições autárquicas.
A CNE ainda não se pronunciou sobre os resultados, mas o MDM celebrou a vitória depois de um exaustivo e eficiente processo de apuramento paralelo baseado em editais de todas as assembleias de voto.
Até no centro do poder provincial, na assembleia onde votou Itai Meque, governador da Zambézia, Manuel de Araújo destroçou completamente o seu adversário.
Às três e meia da manhã, o próximo edil da capital da Zambézia, Manuel de Araújo, acompanhado por Daviz Simango, presidente do MDM, que é também presidente do Município da Beira, celebrou pela baixa de Quelimane, com um cortejo muito concorrido, sobretudo por jovens, a “vitória” conseguida “a ferros” contra uma polícia completamente servil à Frelimo, que protagonizou um espectáculo de intimidação do eleitorado vergonhoso e sem precedentes, desde a madrugada do último dia de reflexão até se convencer que realmente a candidatura protegida pela FIR estava irremediavelmente vencida pelo voto popular a favor do candidato da Oposição.
A votação iniciou-se às 07h00 da manhã de ontem e as urnas encerraram às 18h00.
A primeira notícia da manhã dava conta que o chefe da liga juvenil do MDM na Zambézia, uma peça basilar no contexto da organização, fora preso pela Polícia, cerca da 01h00 da manhã, na sua própria residência, sem mandato judicial. Numa tentativa de ouvir a PRM sobre as causas da detenção, a porta-voz escusou-se literalmente a esclarecer os vários jornalistas que estiveram no comando provincial para saber por que razão teriam detido um influente membro do MDM na madrugada das eleições “intercalares” em Quelimane.
Logo às primeiras horas da manhã a Polícia, fardada e armada, interveio em várias assembleias de voto contrariando a legislação eleitoral. Prosseguiu com esse comportamento ao logo do dia. Contactados os agentes dentro das assembleias, estes, de forma extremamente educada, esclareceram o Canalmoz que estavam a cumprir “ordens superiores”.
Foi escandalosa a intromissão da Polícia nestas eleições em Quelimane, clara e desavergonhadamente alinhada com o partido Frelimo.
A FIR chegou a dispersar, fazendo uso de granadas de gás lacrimogéneo, jovens que se aglomeraram em defesa do voto, em redor de algumas das 14 escolas em que funcionaram as 141 assembleias eleitorais.
Em quase todas as assembleias de voto Manuel Araújo derrotou o seu adversário e nas poucas em que perdeu isso sucedeu com margens muito pequenas contrariamente aos casos em que “cilindrou” o candidato da Frelimo.
O funcionamento das equipas do STAE e delegados das candidaturas nas assembleias de voto, foi digno de registo e apreciação favorável, salvo num ou noutro caso isolado. A nódoa do processo foi de facto a polícia e o seu comportamento induzido por oficiais superiores da corporação.
Estiveram no terreno vários observadores, nacionais e estrangeiros.
Cerca da meia noite o Canalmoz avistou-se com o professor Dr. Brazão Mazula, do Observatório Eleitoral, ex-presidente da CNE aquando das primeiras eleições gerais e presidenciais. Ele admitiu que Manuel Araújo era o virtual vencedor destas eleições embora tenha salientado que se abstinha de comentários finais porque ainda faltavam uns quatro editais para sustentar em definitivo a contagem paralela. (Fernando Veloso e Adelino Timóteo, em Quelimane).

Chauque, minha inspiração- MANUEL DE ARAÚJO, admiro-te Homem, és uma referência positiva da Juventude, é a frase que uso desde 2008 como chave do meu blogger e tinha e tenho razão, parabéns  MANUEL DE ARAÚJO e muito obrigado a VERÓNICA MACAMO
 POR TUDO QUE FEZ PARA AJUDAR O MANUEL ARAÚJO,  A GANHAR .

Nenhum comentário:

Postar um comentário