quarta-feira, 2 de março de 2011

Piratas somalis sequestram família

Pretória (Canalmoz) - Uma família dinamarquesa - pais e três filhos adolescentes - foram sequestrados por piratas somalis quando estavam velejando em um navio no Oceano Índico. A informação foi dada por autoridades do governo da Dinamarca.

O Ministério das Relações Exteriores dinamarquês informou que os adolescentes têm entre 12 e 16 anos de idade. Durante o sequestro também foram capturados dois integrantes da tripulação.
O navio foi apreendido pelos piratas no dia 24 de Fevereiro. Estarão agora, segundo o Africa21, conduzindo a embarcação para a Somália.

Negócio milionário

A pirataria em alto mar é um negócio altamente lucrativo na Somália, e gangues costumam exigir resgates milionários.
Na semana passada, a força naval anti-pirataria da União Europeia informou que os piratas retêm actualmente um total de 31 navios e 688 reféns.
Muitas das embarcações que eles têm em seu controle são navios cargueiros que velejavam pelo Golfo de Áden, uma das vias mais movimentadas do mundo marítimo.
O ministério das Relações Exteriores da Dinamarca informou que o navio enviou um sinal pelo rádio confirmando que o barco havia sido sequestrado por piratas.
“É quase intolerável pensar que há crianças envolvidas e só me resta denunciar fortemente a acção dos piratas'', afirmou a ministra das Relações Exteriores dinamarquesa, Lene Espersen, citada pela BBC.
A ministra acrescentou que o governo dinamarquês fará tudo em seu alcance para ajudar os reféns, mas não quis dar mais detalhes sobre a acção dos sequestradores, alegando temores de que isso pudesse prejudicar os reféns.
Os dinamarqueses são o segundo grupo de velejadores não-comerciais capturados pelos piratas nas últimas semanas.
Ler mais

Chauque: Mais até quando essa porcaria dos piratas em pleno século 21 controlarem o mundo inteiro, circularem avontade em pleno oceano indico, e o que mais me irrita é o silencio dos nossos governantes pelo sequestro dos nossos irmãos moçambicanos , qualquer ministro diz que não sabe nada porque nunca receberam informação oficial, se fossem seus filhos ou familiares diriam isso?

Um comentário:

  1. Concordo consigo. Até quando, em pleno século XXI, iremos aturar isto? Claro que, quando nos toca a nós, ou alguém muito chegado, o cenário muda...
    Estes governantes não governam nada, só têm interesse nos seus 'umbigos'.
    Maria Helena

    ResponderExcluir