terça-feira, 22 de setembro de 2009

Embaixada do Brasil em Honduras está sem água, luz e telefone; polícia enfrenta seguidores de Zelaya

BRASÍLIA - Abrigando desde segunda-feira o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa funciona, neste momento, com geradores. Isto porque houve corte de luz, água e telefone. Em decorrência desse quadro, os funcionários pediram apoio à embaixada dos Estados Unidos para, caso haja necessidade, sejam fornecidos reforço na segurança e óleo diesel.
Segundo uma fonte do Itamaraty, a situação é delicada em torno do prédio. As forças golpistas decretaram toque de recolher, fecharam os aeroportos do país e montaram piquetes nas estradas por terra, para impedir o acesso de mais simpatizantes a Zelaya, que partem do interior em direção à capital.
Dentro da embaixada, há cerca de 70 pessoas simpatizantes a Zelaya. Os funcionários foram orientados a permanecer em suas residências. Quem está respondendo pelo governo brasileiro é o encarregado de negócios Francisco Catunda Resende.
A polícia hondurenha entrou em choque com seguidores de Manuel Zelaya, na manhã desta terça-feira, em frente à Embaixada em Tegucigalpa. Foram disparadas bombas de gás lacrimogêneo, e os simpatizantes do presidente deposto teriam incendiado um carro da polícia. Segundo o presidente deposto, a casa da representação diplomática do Brasil foi alvo de ataque e suas imediações estão repletas de francoatiradores.
- Às 5h da manhã (8h de Brasília) atacaram a embaixada com bombas - disse Zelaya à rede de TV, contando que as forças policiais e militares "estão atacando fortemente em diferentes lugares do país". leia na integra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário