segunda-feira, 18 de junho de 2012


A PRESIDENTE do Malawi, Joyce Banda, disse quinta-feira não estar arrependida embora respeitando a decisão da União Africana de transferir a cimeira do próximo mês, de Lilongwe para Addis-Abeba, na sequência de desacordos sobre a participação do Presidente sudanês, Omar al-Bashir.Maputo, Segunda-Feira, 18 de Junho de 2012:: Notícias
 

Segundo escreve a agência de informação de Moçambique (AIM), a Comissão da União Africana (CUA) definitivamente decidiu na sexta-feira, cancelar a cimeira no Malawi, marcada para Lilongwe entre 9 e 16 de Julho próximo, insistindo que o Governo malawiano não tem o direito de decidir quem deve ou não participar nela.
Banda tinha antes escrito à CUA para não convidar Al-Bashir, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre alegadas atrocidades na região de Darfur, no ocidente do Sudão. Mas, a CUA respondeu ao governo do Malawi como argumento de que todos os líderes africanos são elegíveis a participar nas cimeiras da UA e o país anfitrião não pode impedir nenhum deles de o fazer. “Se o Malawi insistir” na proibição de al-Bashir, avisou a UA, a cimeira será transferida para a sede da organização na capital etíope, Addis-Abeba.
“Quero dizer que como Presidente do Malawi, respeito a decisão da UA de transferir a cimeira para Addis-Abeba e o que é mais importante para mim…é Malawi”, disse Joyce Banda em conferência de imprensa em Blantyre, no seu regresso da Grã-Bretanha e dos EUA.
“No que me diz respeito,” acrescentou a Presidente Banda, “respeito o Presidente Al-Bashir e respeito-o como chefe de Estado do Sudão, mas eu sou Presidente do Malawi e o meu problema neste momento…a minha agenda prioritária agora é a recuperação económica do Malawi”, vincou Joyce Banda, numa tentativa de justificar a sua posição. leia mais aqui

Chauque: Esta senhora é incrível directo ao assunto, e que atitude digna tomada, parqué os demais presidentes HOMENS com TOMATES não tomam dicisoes directas?